Linhas Editoriais

Livros didáticos – obras destinadas a favorecer as atividades de ensino no diversos graus de ensino oferecidos pelo Grupo Fatecie: ensino fundamental, ensino médio, pré-vestibular, graduação, de pós-graduação (nas modalidades presencial e à distância – EAD), extensão e formação do docente universitário.

Livros técnicos – que consolidem informações e auxiliem o desenvolvimento de atividades profissionais, a exemplo de guias, manuais, dicionários, inventários etc. Obras que poderão auxiliar no desenvolvimento das atividades técnica-administrativas do Grupo Fatecie.

Livros científicos – obras de divulgação do conhecimento científico (oriundo de pesquisa), com potencial impacto no ensino, na pesquisa e na extensão. Nesta linha editorial poderão ser publicadas as dissertações de mestrado, teses de doutorado e relatórios de pós-doutorado dos docentes da UniFatecie.

Traduções – obras publicadas em outra língua que são consideradas fundamentais para o ensino nos diversos níveis oferecidos pelo Grupo Fatecie (fundamental, médio, pré-vestibular, graduação e de pós-graduação, nas modalidades presencial e à distância) e para os estudos desenvolvidos pelos professores e pesquisadores.

Séries e coleções – as Séries (com número indefinido de publicações) e Coleções (com número de publicações predeterminado) poderão ser criadas em comum acordo entre a editora, programas de pós-graduação e grupos ou centros de pesquisa. Nesta linha editorial poderão ser publicados os artigos oriundo dos Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC dos alunos da graduação da UniFatecie, presencial e à distância (EAD), na forma de coletâneas.

  • Série Noroeste do Paraná – Composta de títulos que contribuam para a divulgação da história e cultura da região Noroeste do Paraná e do pensamento de pessoas de destaque na região.
  • Série Práxis e Docência Universitária – Tem como objetivo contribuir para o aprofundamento da compreensão sobre a complexidade da docência universitária e para a sua formação no âmbito pedagógico, mediante a divulgação de relatos reflexivos e fundamentados de práticas educativas inovadoras, as quais buscam superar as deficiências causadas pela fragmentação do conhecimento assimilado de forma passiva pelos estudantes através de métodos tradicionais de ensino. São, portanto, práticas que têm como ponto de partida a problematização e como destaque a produção, com a potencialidade de desenvolver a crítica; a argumentação; a pesquisa; a análise; a produção individual e coletiva e a criação, favorecendo a construção da autonomia e iniciativa, elementos essenciais para a formação de futuros profissionais capazes de lidar com a incerteza e a complexidade. Configuram-se como leitura inspiradora para todos os docentes universitários.

Técnica e tecnológica – Terá como intuito a produção e divulgação de obras e materiais diversos voltados à área técnica e tecnológica, com atenção a atender às demandas dos cursos de graduação e pós-graduação da UniFatecie, presenciais e à distância.

Crítica cultural – Apresenta a produção acadêmica do corpo docente e discente dos cursos de graduação, de Pós-Graduação Lato Sensu existentes e dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu que estão em projeto de criação na UniFatecie, de acordo com as linhas de pesquisa priorizadas.

Pesquisa (Auto) Biográfica – temas transversais oferece à comunidade científica os avanços mais recentes da Pesquisa (Auto) Biográfica, propostos por pesquisadores que vêm consolidando essa jovem ciência em países das Américas e da Europa. Os livros da Coleção verticalizam debates sobre o estatuto epistemológico das fontes biográficas e autobiográficas, seus potenciais teórico-metodológicos e suas contribuições para a produção do conhecimento em diferentes áreas das Ciências Humanas e Sociais, mais especificamente em Educação. O recebimento de originais por este selo dá-se por meio de editais da própria editora ou externos.

Revistas Científicas – A editora poderá colaborar no gerenciamento das revistas científicas da UniFatecie, de forma a atender às exigências do Portal de Periódicos da CAPES.

 COEDIÇÕES

Parcerias com outras editoras universitárias (UNESPAR/Campo Mourão, EDUEM/Maringá, etc.), a fim de valorizar a produção local e ampliar seu potencial de circulação e venda. As coletâneas que envolvam docentes e pesquisadores de outras instituições possuem um potencial maior para a coedição entre a EDUFATECIE e a editora da universidade de alguns de seus autores. A coedição pode e deve ser buscada tanto pelos autores quanto pela EDUFATECIE.