PEDAGOGIA

SOBRE O CURSO

O Curso de Pedagogia tem como objetivo principal a formação de licenciados em pedagogia para exercer as funções de docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e na área de serviços e apoio escolar, assim como para atuar na organização e gestão educacional da educação básica e em espaços extraescolares.

 

Habilitação: Licenciatura em Pedagogia
Duração: 8 semestres
Turnos: diurno e noturno
Numero de vagas: 60
Entradas: sistema modular/semestral

A PRÁTICA

No curso de Pedagogia da FATECIE, os Projetos e Práticas de Ação Pedagógica estão atrelados às disciplinas que carregaram vínculo à especificidade da atuação do futuro docente e também ao estágio obrigatório. Os projetos e as práticas estão inseridos desde o primeiro período do curso, com o propósito de colaborar para a formação da identidade do professor pesquisador, reflexivo e atuante na sociedade a partir da articulação com as demais disciplinas.


Nessa perspectiva, partimos do pressuposto de que os Projetos, a Prática de Ação Pedagógica e o Estágio Obrigatório, se constituem na formação mediante a relação educação-trabalho, estabelecendo o vínculo entre a teoria em cada disciplina e sua articulação com os conteúdos e métodos trabalhados em cada módulo do curso e integrando os componentes curriculares acadêmico, laboral e investigativo a partir da observação, vivência e simulação da prática profissional desde o início da vida universitária. Os espaços internos da FATECIE para essas atividades são:


  • Brinquedoteca;
  • Laboratório de ciências e matemática;
  • Laboratório de informática
  • Biblioteca

 

 

PERFIL DO EGRESSO

O concluinte do curso de Pedagogia da FATECIE deve ter habilidades e competências para atuar nas diferentes modalidades de ensino básico, ser o gestor pedagógico da sua sala de aula, participando ativamente da gestão escolar, além de possuir habilidades e competências para assumir a função de gestor escolar e não escolar, considerando os diferentes contextos em que a educação se realiza.

CAMPO DE ATUAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

O futuro profissional poderá atuar com competência em instituições escolares e extraescolares, públicas, privadas ou comunitárias. Assim sendo, o campo de atuação do licenciado em Pedagogia deve ser composto pelas seguintes dimensões:

  • Docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na área de serviços e apoio escolar, além de em outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos;
  • Gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e extraescolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação;
  • Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.

MATRIZ DO CURSO (MÓDULOS)

  • FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E OS ASPECTOS RELACIONADOS À CULTURA, TRABALHO E PESQUISA

  • Fundamentos Sociológicos da Educação
  • Fundamentos Filosóficos da Educação
  • Fundamentos Psicológicos da Educação
  • Fundamentos da História da Educação e da Educação Brasileira
  • Fundamentos da História e Cultura Afro-brasileira, Relações étnico-raciais e indígena
  • Laboratório Virtual de Aprendizagem LAV- Metodologia da Pesquisa (METEP)
  • FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Fundamentos da Política Educacional Brasileira e a Educação Inclusiva
  • Fundamentos da Educação Infantil
  • Fundamentos da Didática
  • Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
  • Literatura Infantil
  • Laboratório Virtual de Aprendizagem LAV-Comunicação e Expressão
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ALFABETIZAÇÃO

  • Fundamentos Teóricos Metodológicos de Alfabetização
  • Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
  • Laboratório Virtual de Aprendizagem LAV- Dinâmicas de grupo e relações interpessoais com ênfase no planejamento de estudos para a terceira idade
  • Estágio Supervisionado na Educação Infantil e Alfabetização
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Fundamentos Teóricos Metodológicos do Ensino da Matemática
  • Libras
  • Fundamentos Teóricos Metodológicos do Ensino das Ciências
  • Laboratório Virtual de Aprendizagem LAV- Educação Especial
  • Estágio Supervisionado Ensino Fundamental I – Docência da Língua Portuguesa
  • ENSINO E APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Fundamentos Teóricos Metodológicos do Ensino da História
  • Psicomotricidade
  • Fundamentos Teóricos Metodológicos do Ensino da Geografia
  • Laboratório Virtual de Aprendizagem LAV- Arte e ludicidade
  • Estágio Supervisionado Ensino Fundamental I – Docência da Matemática
  • FORMAÇÃO DOCENTE E DESENVOLVIMENTO HUMANO

  • História e Geografia do Paraná
  • Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos
  • Educação Ambiental
  • Dificuldades de aprendizagem e TDAH
  • Organização e Gestão de Projetos Pedagógicos
  • Laboratório Virtual de Aprendizagem LAV- Projetos Educativos para os Direitos Humanos
  • Estágio Supervisionado Ensino Fundamental I – Docência das Ciências Naturais
  • FUNDAMENTOS E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E GESTÃO ESCOLAR

  • Projeto TCC
  • Processos Avaliativos
  • Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica
  • Gestão Escolar
  • Educação e trabalho
  • Laboratório Virtual de Aprendizagem LAV- Aprendizagem, Currículo, Cultura e Conhecimento Escolar
  • Estágio Supervisionado Ensino Fundamental I – Docência da História
  • EDUCAÇÃO, ENSINO E PESQUISA

  • Trabalho de Conclusão de Curso TCC
  • Ética, Cidadania e Direitos da Criança e do Adolescente
  • Pedagogia em Ambiente não Escolar
  • Educação do Campo
  • Laboratório Virtual de Aprendizagem LAV- Projetos Interdisciplinares
  • Estágio Supervisionado Ensino Fundamental I – Docência da Geografia


AUTORIZADO PELA PORTARIA 917 – DOU 30/11/2015