PSICOLOGIA

SOBRE O CURSO

O principal objetivo do Curso de Graduação em Psicologia é a formação do Psicólogo voltado para a atuação profissional, apto a conhecer, analisar, avaliar, decidir e atuar, de forma ética e crítica na atenção à saúde, na comunicação das informações, nas equipes multiprofissionais, sendo empreendedores ou lideres ou participantes e inspirá-los no reconhecimento da necessidade de uma educação permanente.

 

Habilitação: Bacharel em Psicologia
Duração: 10 semestres
Turnos: diurno e noturno
Numero de vagas: 150
Entradas: sistema semestral

A PRÁTICA

LABORATÓRIOS
O acadêmico terá aulas práticas no Laboratório de Neuroanatomia e no Laboratório de Análise Experimental do Comportamento no primeiro ano do curso.


PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Oferece a possibilidade de participação em vários Projetos de Ensino, de Pesquisa e de Extensão, desde o primeiro ano do curso.


SEMANA DA PSICOLOGIA
Oportunidade de participar anualmente da Semana da Psicologia, promovida pela Fatecie, com o objetivo de acrescentar conhecimentos específicos da futura profissão


ESTÁGIOS CURRICULARES
Os estágios curriculares iniciam-se no terceiro ano com o Estágio Básico do Núcleo Comum, no quarto ano temos o Estágio Supervisionado na Ênfase Escolhida e no quinto ano Estágios Supervisionados nas três Ênfases oferecidas pelo curso. Além destes estágios, o acadêmico participará de outros estágios extracurriculares durante o curso.

O Centro de Psicologia Aplicada será o local providenciado pela Fatecie para alguns dos estágios curriculares.

Além disso, vários convênios da Fatecie possibilitarão que os acadêmicos realizem seus estágios curriculares em locais que favoreçam sua formação com qualidade.

 

 

PERFIL DO EGRESSO

A formação sólida e generalista contribuirá para a atuação profissional do psicólogo que cuidará das relações humanas determinadas pelo contexto contemporâneo de uma sociedade globalizada e em constante transformação, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia, que assegurará uma consciência crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão, respeitando os princípios éticos e a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos e instituições.


Esta proposta se apresenta consoante as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Psicologia, a qual determina em seu Art. 8°


“As competências reportam-se a desempenhos e atuação requeridas do formado em Psicologia, e devem garantir ao profissional um domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida. “

CAMPO DE ATUAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

Por trabalhar diretamente com o ser humano, onde este estiver, ali caberá um profissional da Psicologia, portanto, tem lugar em praticamente todas as instituições sendo organização pública, privada ou sem fins lucrativos.


O Curso de Psicologia da Fatecie oferece formação profissional, mediante as disciplinas e estágios ofertados para as seguintes ênfases: Psicologia e processos de gestão; Psicologia e Processos Clínicos; Psicologia e Processos Educativos. O psicólogo poderá atuar nas três grandes áreas da Psicologia, a Organizacional, a Clínica e a Escolar.


Em conformidade com a resolução CNE/CES 5/2011, em seu art. 9o, “as competências, básicas, devem se apoiar nas habilidades” que serão desenvolvidas nos estudantes de Psicologia, entre elas:


I. levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos;


II. ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia;


III. utilizar o método experimental, de observação e outros métodos de investigação científica;


IV. planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;


V. analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais


VI. descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos


VII. utilizar os recursos da matemática, da estatística e da informática para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia.


A aquisição de competências e o desenvolvimento de habilidades permitirão ao egresso a capacidade de trabalhar em diferentes contextos e desempenhar suas atividades, criando e agregando valores, segundo os princípios da ética e do rigor científico para a promoção, proteção e reabilitação da saúde, em nível individual e coletivo.

MATRIZ DO CURSO)

  • PRIMEIRO SEMESTRE

  • Introdução a Neurofisiologia Comportamental
  • Filosofia
  • História da Psicologia
  • Psicologia Ciência e Profissão
  • Psicologia do Desenvolvimento Infantil
  • Fundamentos da Análise do Comportamento
  • Comunicação e Expressão
  • SEGUNDO SEMESTRE

  • Aprofundamentos em Neurofisiologia do Comportamento
  • Ciências Sociais
  • Processos Psicológicos Básicos
  • Psicologia do Desenvolvimento: adolescência, idade adulta e velhice
  • Análise Experimental do Comportamento
  • Formação Geral
  • TERCEIRO SEMESTRE

  • Ética em Psicologia
  • Psicologia e Saúde
  • Psicologia Histórico-Cultural
  • Análise do Comportamento Aplicada
  • Teorias Humanistas
  • Métodos e Técnicas de Pesquisa
  • QUARTO SEMESTRE

  • Organização Social do Trabalho
  • Psicologia e Educação
  • Psicologia e Processos Grupais
  • Psicologia Social e Comunitária
  • Introdução as Teorias Psicanalíticas
  • Psicologia Histórico-Cultural: desdobramentos
  • Disciplinas das Ênfases (A, B ou C)
  • QUINTO SEMESTRE

  • Avaliação Psicológica
  • Psicofarmacologia
  • Psicologia Escolar
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho
  • Teorias Psicanalíticas
  • Estágio Básico do Núcleo Comum
  • Disciplinas das Ênfases (A, B ou C)
  • SEXTO SEMESTRE

  • Técnicas de Investigação da Personalidade
  • Psicopatologia
  • Psicodiagnóstico
  • Saúde Coletiva
  • Teorias e Técnicas Psicoterápicas I: Gestalt e Existencialismo
  • Estágio Básico do Núcleo Comum
  • Disciplinas das Ênfases (A, B ou C)
  • SÉTIMO SEMESTRE

  • Teorias e Técnicas Psicoterápicas II: Teorias Psicanalíticas
  • Ênfase A (Psicologia e Processos de Gestão) – Saúde Mental e Trabalho
  • Ênfase B (Psicologia e Processos Clínicos) – Psicoterapia Infantil
  • Ênfase C (Psicologia e Processos Educativos) – Temas Atuais em Psicologia Escolar
  • Ênfase A (Psicologia e Processos de Gestão) – Orientação Profissional
  • Ênfase B (Psicologia e Processos Clínicos) – Psicoterapia breve
  • Ênfase C (Psicologia e Processos Educativos) – Avaliação Psicoeducacional
  • Estágio Supervisionado Específico na Ênfase Escolhida
  • Disciplinas das Ênfases (A, B ou C)
  • OITAVO SEMESTRE

  • Teorias e Técnicas Psicoterápicas III: Comportamental e Cognitivo-Comportamental
  • Ênfase A (Psicologia e Processos de Gestão) – Qualidade de vida e Trabalho
  • Ênfase B (Psicologia e Processos Clínicos) – Práticas em Psicoterapia Infantil
  • Ênfase C (Psicologia e Processos Educativos) – Psicologia Escolar Hoje
  • Ênfase A (Psicologia e Processos de Gestão) – Orientação Vocacional
  • Ênfase B (Psicologia e Processos Clínicos) – Aplicações da Psicoterapia Breve/li>
  • Ênfase C (Psicologia e Processos Educativos) – Avaliação Psicoeducacional na Prática
  • Estágio Supervisionado Específico na Ênfase Escolhida
  • Disciplinas das Ênfases (A, B ou C)
  • NONO SEMESTRE

  • Optativa I
  • Psicologia na Educação Especial
  • Seminário Integrado – TCC
  • Estágio Supervisionado Específico I – Área clínica
  • Estágio Supervisionado Específico II – Área organizacional
  • Estágio Supervisionado Específico III – Área escolar
  • Disciplinas das Ênfases (A, B ou C)
  • DÉCIMO SEMESTRE

  • Optativa II
  • Optativa III
  • Seminário Integrado – TCC/li>
  • Estágio Supervisionado Específico I – Área clínica
  • Estágio Supervisionado Específico II – Área organizacional
  • Estágio Supervisionado Específico III – Área escolar/li>
  • Libras