PIC

Projeto de iniciação científica



COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E MERCADOLÓGICA

Professor Me. Jorge Van Dal

Onde são abordados os processos comunicacionais implementados pelas organizações junto aos diversos públicos de interesse, internos ou externos. Além de contemplar as temáticas desenvolvidas quanto a gestão da comunicação integrada de marketing; gestão e desenvolvimento de produtos e serviços, gestão financeira e logística e gestão de pessoas e vendas.

CONTABILIDADE, CONTROLADORIA E TOMADA DE DECISÃO

Prof. Me. Vanderlei Ferreira Vassi

Desenvolve estudos principalmente ligados a geração de informações sobre as ações de uma entidade para o processo decisório relacionado ao reconhecimento, mensuração e evidenciação da informação contábil, entre outros temas ligados à Avaliação de Desempenho de Gestores. Além da influência da contabilidade para o desenvolvimento de sociedade.

GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES

Professor Me. Victor Biazon

Busca compreender fenômenos de gestão em organizações nos âmbitos público, privados e em organizações do terceiro setor. Os tópicos discutidos nesta linha de pesquisa incluem a gestão mercadológica; relações humanas; processo de produção e competências financeiras.

 

GESTÃO DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS

Profª Sônia Mataruco

Esta Linha visa pesquisas sobre gestão para as políticas de desenvolvimento sustentável e prioriza temas relacionados à gestão de negócios; educação ambiental; produção limpa e planejamento ambiental.

GESTÃO ESTRATÉGICA

Professor Me. Victor Biazon

Acompanha, desenvolve e consolida modelos de estudos de estratégias corporativas, Planejamento Estratégico e as diferentes dimensões do contexto organizacional que favorecem a sistematização de seu processo de evolução.

NEGÓCIOS DIGITAIS

Prof. Fabio Oliveira Vaz

A Linha de Pesquisa se caracteriza pela multidisciplinariedade, em especial das áreas de Tecnologia de Informação e arquitetura de sistemas computacionais A Internet recebe especial atenção desta linha de pesquisa por ser um dos principais meios para a administração e análise de informação, com sua ampla convergência tecnológica. Aborda a criação a programação de sistemas; web design; suporte em informática; aplicações para internet orientadas a objetos.

EDUCAÇÃO: CULTURA E SOCIEDADE

Prof. Me. Flávio Donizete Batista

Pesquisar a relação de alguns dos elementos históricos, filosóficos, psicológicos e sociais com o contexto educacional e com as finalidades da prática educativa. Estudar aspectos históricos da educação, ideias pedagógicas, instituições escolares, sua origem e desenvolvimento. Identificar no trabalho educativo escolar as concepções de indivíduo, realidade e produção do conhecimento, em sintonia com as novas tecnologias e novas formas de aprendizagem.

EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS

Prof. Me. Sueli Mieko Miamoto | Prof. João Artur Casado

Construção do conhecimento com enfoque nas edificações, desde a elaboração de projetos, processo construtivo, vida útil, até a demolição. Estudo e análise da edificação evidenciando o conforto do ambiente construído e a eficiência energética. Planejamento da gestão de resíduos em canteiros de obras e perdas de materiais e mão-de-obra nos processos construtivos.

TECNOLOGIAS E MANEJO NO SISTEMA AGRÁRIO

Prof. Me. Luís Francisco Lima Donida

Esta linha está ligada a pesquisa, desenvolvimento e inovação, relacionada aos sistemas de produção agrícola, otimização do uso de máquinas e implementos agrícolas, agrega pesquisas relacionadas às temáticas da biotecnologia, estudo do manejo, conservação e fertilidade do solo, além das inter-relações entre as legislações florestal, ambiental e agrária de acordo com as políticas existentes e os impactos de atividades agrícolas sobre os agro ecossistemas.

PSICOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Coord. Profª Me. Alda Lopes Penha

Estudos sobre o desenvolvimento humano em diferentes abordagens. A formação da personalidade e fatores que contribuem para o desenvolvimento saudável ou patológico. As psicopatologias e seus impactos na vida social, familiar e o sofrimento psíquico do indivíduo.

EDUCAÇÃO FÍSICA, MOVIMENTO CORPORAL HUMANO E SAÚDE

Prof. Me. Rafael Octaviano de Souza

Educação física e movimento corporal humano no contexto sociocultural da saúde e de políticas públicas. Investiga os efeitos agudos e crônicos do movimento corporal humano no sistema cardiorrespiratório com ênfase no estudo das variáveis hemodinâmicas (cronotrópicas, pressóricas), ventilatórias e morfofuncionais, admitindo-se também modelo animal. Estuda variáveis cinemáticas do movimento humano e da respiração e suas relações com as atividades físico-esportivas, processos patológicos e reabilitação. Investigação de aspectos funcionais e mecanismos moleculares envolvidos nos agravos promovidos pelo sedentarismo e diferentes estilos de vida. Entendimento dos mecanismos relacionados à etiologia e fisiopatologia das doenças, bem como, o estabelecimento de estratégias de prevenção e/ou atenuação a partir do exercício físico.