GRUPO EDUCACIONAL FATECIE




História

No ano de 2007, no interior do Paraná, uma história de sucesso se iniciava. A FATECIE, Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná, foi credenciada pelo Ministério da Educação - MEC por meio da Portaria 1.179 de 5/12/2007, publicada no D.O.U. de 6/12/2007. A assinatura da portaria de credenciamento foi o terreno fértil para que nos anos subsequentes germinasse um grupo educacional sério e consistente nessa região do Brasil.

A FATECIE tem por finalidade formar e qualificar profissionais, nos vários níveis e modalidades de ensino, para os diversos setores e realizar o desenvolvimento tecnológico de novos processos, produtos e serviços, em estreita articulação com os setores produtivos e a sociedade, oferecendo mecanismos para a educação continuada. Sendo uma instituição de ensino superior, tem a missão de “promover o processo de desenvolvimento regional, formando cidadãos conscientes de sua responsabilidade social, habilitados nas diferentes áreas do conhecimento científico e tecnológico de forma articulada e responsável, contribuindo para a formação de uma sociedade justa e solidária”.

Na busca por seus objetivos, a instituição obedece estritamente aos princípios de respeito à dignidade da pessoa e aos seus direitos fundamentais, prescrevendo quaisquer formas de discriminação.

Naquele momento, um grupo de cinco pessoas formado pelos professores Daniel de Lima, Eduardo Luiz Campano Santini, Gilmar de Oliveira, Guilherme Augusto Robles Esquivel e Pedro Baraldi, foi o precursor deste projeto.

Inicialmente, com a portaria de credenciamento, apenas três cursos superiores foram solicitados: Curso Superior de Tecnologia em Marketing, Processos Gerenciais e Gestão Ambiental. Apenas três anos depois, em 2010, mais um curso foi solicitado, o Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet. Em 2013, iniciaram-se os cursos de Bacharelado em Administração e Ciências Contábeis, ambos bacharéis. Ainda neste mesmo ano, enxergando uma demanda regional, foi solicitado junto ao MEC a portaria de Autorização para mais um curso de grande importância regional – ENGENHARIA CIVIL. Por último, foi solicitado o curso de ENGENHARIA AGRONÔMICA.

Percebe-se pelo histórico o engajamento dos mantenedores no crescimento regional e na inserção de oportunidades aos jovens do Noroeste do Paraná. Hoje esses dois cursos estão aprovados e em funcionamento com 200 alunos matriculados em Engenharia Civil na 1ª e 2ª séries enquanto que há 100 alunos matriculados em Engenharia Agronômica, matriculados na 1ª série.

Ainda assim, em 2016 a Faculdade iniciou a primeira turma de formação docente com a abertura do curso de Licenciatura em Pedagogia, paralelamente, também em 2016 a FATECIE recebeu a visita in loco para autorização do curso de PSICOLOGIA. O curso foi autorizado com conceito 4 e iniciará suas atividades em 2017 com 100 vagas anuais.

Outros cursos ainda virão em um curto espaço de tempo. Também já está contemplado no PDI da IES o credenciamento como CENTRO UNIVERSITÁRIO para breve.

O Grupo cresceu, se consolidou, e, já no final de 2012, iniciou um novo projeto, adquirindo uma escola de Ensino Fundamental e deu início as atividades da Escola Fatecie Max. Essa escola, que oferta Educação Infantil e Ensino Fundamental, em pouco tempo cresceu 200%, passando de 168 alunos para 400. Esse sucesso motivou o grupo para novos empreendimentos, visando oferecer aos pais da região mais oportunidades de ensino voltadas aos seus filhos em nossa cidade e região. Em 2016 a escola conta com 550 alunos matriculados desde a educacção infantil (a partir de 1 ano) até o 9º ano do Ensino Fundamental.

O próximo passo foi expandir o projeto educacional para outros níveis. Em 2015, sete anos depois da fundação da Faculdade, uma nova vertente educacional foi criada pelo grupo: o Colégio Fatecie Premium, que chegou a região com um colégio de Ensino Médio totalmente diferenciado dos padrões locais, com excelente infraestrutura, corpo docente altamente qualificado e oferta de formação bilíngue aos jovens egressos do Ensino Fundamental, para que, ao terminarem o Ensino Médio, tenham proficiência na Língua Inglesa. Além disso, ao final do Ensino Médio, o Colégio oportunizará, à sua primeira turma, um período de imersão na Língua Inglesa nos EUA.

Este passo significou um crescimento animador, uma vez que, em menos de 7 anos, as instituições de ensino administradas pelo Grupo podem atender alunos desde a Educação Infantil até Pós-Graduação.

No tocante à Pós-Graduação, a FATECIE oferta cursos nas mais diversas áreas, tais como educação, empresarial, saúde, todas na modalidade presencial, contudo, no ano de 2016, o MEC autorizou o funcionamento da modalidade EAD (Educação à Distância), o que será um salto significativo na oferta de cursos e na divulgação da instituição e de Paranavaí para as mais diversas regiões do Brasil.

Daí em diante a evolução do grupo segue em ritmo acelerado. A Faculdade, a Escola Fatecie Max, o Colégio Fatecie Premium e a Pós-Graduação contam hoje com cerca de 2000 alunos. Em 2017, espera-se atingir a marca de 2500 alunos com as novas turmas dos cursos de graduação e com o lançamento do curso de Psicologia. Além disso, por dois anos consecutivos, 2014 e 2015, os índices do MEC indicam que a Faculdade Fatecie é a Faculdade número 1 do Estado do Paraná, com grande ascendência sobre a população da região, tendo recentemente aberto as primeiras turmas de Pós-graduação na área de saúde, um dos setores profissionais mais carentes de mão de obra qualificada no interior de Paraná.

Atualmente, o Grupo Educacional Fatecie encontra-se em 3 sedes. Já estabelecido em sua região. Graças ao sucesso das instituições de ensino citadas e o contínuo crescimento regional, em 2014, foi criada a marca "Grupo Educacional FATECIE", que tem como objetivo gerir as empresas que compõem o grupo, isto sem interferir na autonomia pedagógica e institucional de suas unidades e com as engrenagens funcionando plenamente. Hoje, as unidades estão abrigadas em três sedes que somam 300 alunos na Pós Graduação, 800 alunos matriculados em 9 cursos de graduação, 550 alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 110 alunos de Ensino Médio.

SEDE I 
Rua Getúlio Vargas nº 333 , sede de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e sede da Faculdade com os Cursos Superiores de Tecnologia , Licenciatura em Pedagogia e os bacharéis de Administração e Ciências Contábeis


SEDE II 
Rua Pernambuco nº 1169, sede administrativa e de Ensino da Educação Infantil, Ensino Fundamental I


SEDE III 
Rua Candido Berthier Fortes nº 2177, sede administrativa (Ensino Médio, Graduação e pós-graduação) da IES e sede dos cursos de Engenharia Civil, Agronomia e Psicologia para 2015.

Diante de um quadro tão promissor estabelecido em pouco mais de 08 anos, é possível acreditar que a próxima década será das mais positivas, sendo cada passo dado ao longo dos anos uma semente, que quem colhe o fruto são os alunos matriculados nas instituições do Grupo Educacional FATECIE.