Educação Física

Habilitação

Licenciatura

Duração

8 semestres

Turnos

noturno

150 vagas

Entrada semestral

Sobre o curso

O avanço da sociedade nas últimas décadas, sua relação com a conscientização acerca da importância da Educação Física na formação do ser humano nos levam a discussões que permeiem essa área, ganhando outras dimensões na atuação profissional, que vem sofrendo modificações principalmente no âmbito comunitário. Essas discussões foram fomentadas pela criação do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF). Após isso, foi estabelecida a divisão em duas áreas: Licenciatura e Bacharelado. Essa separação se justifica pela necessidade de atender os diferentes campos de atuação que constituem o universo da Educação Física, suscitando uma formação diferenciada dos profissionais.

Habilidades e competências que caracterizam o profissional formado em Educação Física serão trabalhadas por essa instituição tanto para o Bacharelado como para a Licenciatura, sendo que nessa última, o profissional fica apto a pratica da docência, dominando os conteúdos básicos necessários aos processos de ensino e aprendizagem, dentro do contexto escolar.

A prática

Projetos de Ensino e Extensão: atividades durante todo o curso de forma espontânea ou por meio do estágio obrigatório em projetos que possibilitarão aos acadêmicos vivenciar as teorias de sala de aula na prática.

Projetos de Pesquisa: reuniões periódicas de grupos de estudos, participação em eventos (Congressos) podendo ser por convênios com outros gruposou não afim de pesquisar, debater e produzir conhecimentos referentes as linhas de pesquisa escolhidas pela própria instituição dentro de um processo de Iniciação Científica.

Perfil do Egresso

O que se espera de um licenciado no término da graduação em Educação Física, é que o mesmo esteja apto e suficientemente da responsabilidade profissional que a docência exigirá. Em se tratando das aulas de Educação Física, o professor, mesmo em início de carreira, deve planejar e disseminar conhecimentos teóricos e práticos, inerentes à área qual seja; a construção de um saber ligado à motricidade humana. No entanto, cabe ressaltar, que mesmo sendo um especialista em movimento, ao elaborar seu plano do curso de Educação Física na escola, é imprescindível que se observe outras dimensões humanas dentre outras os aspectos cognitivo e psicológico. Então, para que as aulas tenham, a adequação e o sucesso esperado, parece ser interessante que se estude além do aspecto motor, itens tais como a relação interpessoal, a liderança e a comunicação por exemplo (ARANTES, 1997).

Desde a formação, espera-se que o futuro professor tenha predisposição à competência das relações interpessoais, não bastando levar em conta apenas o saber teórico e desenvolver as habilidades “práticas”. É preciso também querer, dispor-se a “correr riscos” e desejar estabelecer diálogos afetivos. Somado a estes, é necessário ter percepção e crítica pertinente; o “saber que sabe” de forma reflexiva (MASSA, 2002).

O bom docente deve conhecer a dimensão e o alcance do seu saber, conhece as suas implicações e o rumo que o mesmo pode tomar. Conhecendo -se, pode estabelecer contato com os demais e, com alguma certeza, ensinar e aprender de maneira dialética (GALVÃO, 2002).

Campo de atuação e mercado de trabalho

Quem cursa licenciatura está habilitado a ser professor da rede pública e particular, na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Cada vez mais as escolas, em especial as da rede privada, valorizam os profissionais que buscam atuar com excelência em suas áreas.

Matriz Curricular

1º SEMESTRE

  • Anatomia Humana
  • Fundamentos e Metodologia da Dança
  • Fundamentos e Metodologia da Educação Física
  • Fundamentos e Metodologia de Esportes Coletivos – Voleibol
  • LAV – Comunicação e Expressão

2º SEMESTRE

  • Aprendizagem, Crescimento e Desenvolvimento Humano
  • Bases Biológicas e Bioquímica Aplicadas à Educação Física e Esporte
  • Fundamentos e Metodologia de Esportes Individuais – Atletismo
  • Fundamentos e Metodologia de Ginástica Geral
  • LAV – Empreendedorismo

3º SEMESTRE

  • Fundamentos e metodologia de Esportes Coletivos – Handebol
  • Educação Física e Esportes para Necessidades Especiais
  • Fundamentos e Metodologia de Esportes Coletivos – Basquetebol
  • Fisiologia Humana
  • LAV – Marketinf Para Profissionais Liberais

4º SEMESTRE

  • Fundamentos e Metodologia de Esportes Coletivos – Futebol/Futsal
  • Fundamentos e Metodologia de Lutas
  • Cinesiologia e Biomecânica
  • Socorros Urgentes – Prevenção e Emergência em Ed. Física
  • LAV – Bioestatística e Epidemiologia

5º SEMESTRE

  • Bases Neurofuncionais do Movimento Humano
  • Fisiologia do Exercício
  • Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida
  • Medidas e Avaliação
  • LAV – Políticas Públicas e Ética Profissional Aplicada a Ed. Física

6º SEMESTRE

  • Fundamentos e Metodologia de Esportes Individuais – Esportes de Raquetes
  • Lazer e Recreação
  • Nutrição aplicada a Educação Física e ao Esporte
  • Fundamentos e Metodologia de Esportes Individuais – Esportes Aquaticos
  • LAV – Ciências Sociais

7º SEMESTRE

  • Libras
  • Psicologia da Educação e da Aprendizagem
  • Ensino de Jogos ,Brinquedos e Brincadeiras
  • Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Física
  • LAV – Formação Geral

8º SEMESTRE

  • Seminários
  • Tópicos Especiais em Ginástica e Arte Corporal
  • Didática
  • Organização e Administração da Educação Física Escolar
  • LAV – Didática Geral Aplicada a Educação Física

Fatecie,

crescendo

com VOCÊ!