Engenharia Agronômica

Habilitação

Engenheiro Agrônomo

Duração

10 semestres

Turnos

noturno

100 vagas

Entrada semestral

Sobre o curso

Antes de você sair por aí pensando: “Eita, mundão sem porteira!..”, lembre-se que há muito trabalho e estudos a fazer até tornar-se Engenheiro Agrônomo. Mas não se preocupe, durante o curso, você receberá uma formação ampla, sólida, segura, em várias áreas do conhecimento, já que o principal fator que diferencia este curso é a matriz curricular, voltada para as áreas que o mercado de trabalho indica serem mais necessárias. O profissional formado em Agronomia na UNIFATECIE trabalha para o aumento da qualidade e da eficiência na produção agrícola e pecuária. Isso significa que rebanhos, lavouras e produtos agrícolas fazem parte do dia a dia do agrônomo. Ele pode atuar em diferentes etapas da cadeia produtiva, como plantio, abate e processamento e venda de produtos agropecuários.

Outros pontos fortes a destacar são o corpo docente, altamente qualificado, experiente e titulado, além dos laboratórios e aulas práticas no campo, tanto em propriedades rurais da região como na fazenda da instituição, que nosso aluno se torne um profissional com habilidades para produzir mais e melhor, com competência para gerenciar e gerar tecnologias que reduzam os impactos negativos ao meio ambiente e a sociedade, além de proporcionar a formação de um profissional comprometido com as futuras gerações, com capacidade para fomentar um meio rural não só justo socialmente, como econômico e politicamente correto.

A prática

LABORATÓRIOS: O acadêmico terá aulas práticas nos Laboratórios de Desenho, Química, Física, Anatomia e Fisiologia Vegetal, Microbiologia Agrícola, Entomologia Agrícola, Fertilidade e Física de Solos entre outros, desde os primeiros semestres do curso

FAZENDA EXPERIMENTAL: Os acadêmicos de Engenharia Agronômica realizarão aulas práticas na Fazenda Experimental onde terão oportunidade de vivenciar as teorias aprendidas em sala de aula na prática bem como desenvolver pesquisas relacionada à área agronômica.

PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Oferece a possibilidade de participação em vários Projetos de Ensino, de Pesquisa e de Extensão, desde o primeiro ano do curso.

SEMANA DA ENGENHARIA AGRONÔMICA: Oportunidade de participar anualmente da Semana da Engenharia Agronômica, promovida pela UNIFATECIE, com o objetivo de acrescentar conhecimentos específicos da futura profissão, ministrado por palestrantes de renome nacional e internacional.

ESTÁGIOS CURRICULARES: O Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica inicia-se no nono semestre do curso constituindo uma atividade acadêmica obrigatória de treinamento e qualificação profissional, tendo como objetivo a integração das diversas disciplinas e a complementação do ensino teórico prático ministrado durante o curso.

Perfil do Egresso

A ampla formação científica e profissional possibilitará ao profissional de Engenharia Agronômica absorver e desenvolver tecnologia de forma a orientar a implantação de sistemas de produção, conservação e comercialização de produtos agropecuários com uma visão crítica e criativa na identificação e resolução de problemas agrícolas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. O egresso estará apto à prestação de assistência, assessoria, consultoria e orientação técnica a empreendimentos agropecuários com compreensão e tradução das necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilização racional dos recursos disponíveis. Faz parte de suas habilidades também o planejamento e execução de obras e serviços técnicos de engenharia rural, incluindo construções para fins rurais e suas instalações complementares; irrigação e drenagem para fins agrícolas, proceder estudos e analisar projetos de mecânica agrícola, de processos de adubação, métodos de colheita, beneficiamento de produtos agrícolas e aproveitamento industrial.

Campo de atuação e mercado de trabalho

O campo de atuação e o mercado de trabalho do profissional de Engenharia Agronômica é vasto e o setor encontra-se em expansão. Isso implica em inovações tecnológicas que demandam profissionais extremamente capacitados para a pesquisa em biotecnologia, máquinas rurais, defensivos, extensão rural e ainda tudo isso aliado à preservação ambiental. Portanto, o dever do engenheiro agrônomo é atuar nas diversas etapas da produção agropecuária e respeitar o meio ambiente.

O profissional de Engenharia Agronômica, alicerçado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), pode atuar como autônomo gerindo seu próprio negócio na área urbana ou rural, prestando serviços em organizações públicas ou privadas, na agricultura familiar, em bancos e instituições de crédito e fomento, na execução de perícias, em institutos de pesquisa, universidades e órgãos de extensão rural. O profissional formado no Curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica atua também na área de logística e distribuição de produtos agrícolas, paisagismo e na produção de energia de fontes renováveis (biocombustíveis).

 

Se você deseja fazer faculdade de Agronomia, não deixe de conhecer a infraestrutura que a UNIFATECIE oferece aos seus alunos. Poder desenvolver atividades práticas na Fazenda Experimental é uma excelente oportunidade de aprendizado durante a graduação.

 

Quer saber mais sobre Agronomia? Entre em contato conosco!

Fatecie,

crescendo

com VOCÊ!