O Curso de Pedagogia tem como objetivo principal a formação de licenciados em pedagogia para exercer as funções de docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e na área de serviços e apoio escolar, assim como para atuar na organização e gestão educacional da educação básica e em espaços extraescolares.
Sobre o curso
A prática
No curso de Pedagogia da FATECIE, os Projetos e Práticas de Ação Pedagógica estão atrelados às disciplinas que carregaram vínculo à especificidade da atuação do futuro docente e também ao estágio obrigatório. Os projetos e as práticas estão inseridos desde o primeiro período do curso, com o propósito de colaborar para a formação da identidade do professor pesquisador, reflexivo e atuante na sociedade a partir da articulação com as demais disciplinas.
Nessa perspectiva, partimos do pressuposto de que os Projetos, a Prática de Ação Pedagógica e o Estágio Obrigatório, se constituem na formação mediante a relação educação-trabalho, estabelecendo o vínculo entre a teoria em cada disciplina e sua articulação com os conteúdos e métodos trabalhados em cada módulo do curso e integrando os componentes curriculares acadêmico, laboral e investigativo a partir da observação, vivência e simulação da prática profissional desde o início da vida universitária. Os espaços internos da FATECIE para essas atividades são:
- Brinquedoteca;
- Laboratório de ciências e matemática;
- Laboratório de informática
- Biblioteca
Perfil do Egresso
O concluinte do curso de Pedagogia da FATECIE deve ter habilidades e competências para atuar nas diferentes modalidades de ensino básico, ser o gestor pedagógico da sua sala de aula, participando ativamente da gestão escolar, além de possuir habilidades e competências para assumir a função de gestor escolar e não escolar, considerando os diferentes contextos em que a educação se realiza.
Campo de atuação e mercado de trabalho
O futuro profissional poderá atuar com competência em instituições escolares e extraescolares, públicas, privadas ou comunitárias. Assim sendo, o campo de atuação do licenciado em Pedagogia deve ser composto pelas seguintes dimensões:
- Docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na área de serviços e apoio escolar, além de em outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos;
- Gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e extraescolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação;
- Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E OS ASPECTOS RELACIONADOS À CULTURA, TRABALHO E PESQUISA
- Fundamentos Sociológicos da Educação
- Fundamentos Filosóficos da Educação
- Fundamentos Psicológicos da Educação
- Fundamentos da História da Educação e da Educação Brasileira
- Laboratório Virtual de Aprendizagem LAV- Metodologia da Pesquisa (METEP)
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
- Fundamentos da Política Educacional Brasileira e a Educação Inclusiva
- Fundamentos da Educação Infantil
- Fundamentos da História e Cultura Afro-brasileira, Relações étnico-raciais e indígena
- Fundamentos da Didática
- Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
- Literatura Infantil
- Laboratório Virtual de Aprendizagem LAV – Comunicação e Expressão
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ALFABETIZAÇÃO
- Didática
- Fundamentos Teóricos Metodológicos de Alfabetização
- Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
- Laboratório Virtual de Aprendizagem LAV – Formação Geral: Dinâmicas de grupo e relações interpessoais com ênfase no planejamento de estudos para a terceira idade
- Estágio Supervisionado na Educação Infantil e Alfabetização
PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- Fundamentos Teóricos Metodológicos do Ensino da Matemática
- Libras
- Fundamentos Teóricos Metodológicos do Ensino das Ciências
- Laboratório Virtual de Aprendizagem LAV- Educação Especial
- Estágio Supervisionado Ensino Fundamental I – Docência da Língua Portuguesa
ENSINO E APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- Fundamentos Teóricos Metodológicos do Ensino da História
- Psicomotricidade
- Fundamentos Teóricos Metodológicos do Ensino da Geografia
- Laboratório Virtual de Aprendizagem: Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica na EAD
- Estágio Supervisionado Ensino Fundamental I – Docência da Matemática
FORMAÇÃO DOCENTE E DESENVOLVIMENTO HUMANO
- História e Geografia do Paraná
- Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos
- Educação Ambiental
- Dificuldades de aprendizagem e TDAH
- Organização e Gestão de Projetos Pedagógicos
- Laboratório Virtual de Aprendizagem LAV- Projetos Educativos para os Direitos Humanos
- Estágio Supervisionado Ensino Fundamental I – Docência das Ciências Naturais
FUNDAMENTOS E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E GESTÃO ESCOLAR
- Projeto TCC
- Processos Avaliativos
- Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica
- Gestão Escolar
- Educação e trabalho
- Laboratório Virtual de Aprendizagem LAV- Aprendizagem, Currículo, Cultura e Conhecimento Escolar
- Estágio Supervisionado Ensino Fundamental I – Docência da História
EDUCAÇÃO, ENSINO E PESQUISA
- Trabalho de Conclusão de Curso TCC
- Ética, Cidadania e Direitos da Criança e do Adolescente
- Pedagogia em Ambiente não Escolar
- Educação do Campo
- Laboratório Virtual de Aprendizagem LAV- Projetos Interdisciplinares
- Estágio Supervisionado Ensino Fundamental I – Docência da Geografia