Psicologia

Habilitação

Bacharel

Duração

10 semestres

Turnos

diurno e noturno

150 vagas

Entrada semestral

Sobre o curso

O principal objetivo do Curso de Graduação em Psicologia é a formação do Psicólogo voltado para a atuação profissional, apto a conhecer, analisar, avaliar, decidir e atuar, de forma ética e crítica na atenção à saúde, na comunicação das informações, nas equipes multiprofissionais, sendo empreendedores ou lideres ou participantes e inspirá-los no reconhecimento da necessidade de uma educação permanente.

A prática

LABORATÓRIOS
O acadêmico terá aulas práticas no Laboratório de Neuroanatomia e no Laboratório de Análise Experimental do Comportamento no primeiro ano do curso.

PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Oferece a possibilidade de participação em vários Projetos de Ensino, de Pesquisa e de Extensão, desde o primeiro ano do curso.

SEMANA DA PSICOLOGIA
Oportunidade de participar anualmente da Semana da Psicologia, promovida pela Fatecie, com o objetivo de acrescentar conhecimentos específicos da futura profissão

ESTÁGIOS CURRICULARES
Os estágios curriculares iniciam-se no terceiro ano com o Estágio Básico do Núcleo Comum, no quarto ano temos o Estágio Supervisionado na Ênfase Escolhida e no quinto ano Estágios Supervisionados nas três Ênfases oferecidas pelo curso. Além destes estágios, o acadêmico participará de outros estágios extracurriculares durante o curso.

Centro de Psicologia Aplicada será o local providenciado pela Fatecie para alguns dos estágios curriculares.

Além disso, vários convênios da Fatecie possibilitarão que os acadêmicos realizem seus estágios curriculares em locais que favoreçam sua formação com qualidade.

Perfil do Egresso

A formação sólida e generalista contribuirá para a atuação profissional do psicólogo que cuidará das relações humanas determinadas pelo contexto contemporâneo de uma sociedade globalizada e em constante transformação, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia, que assegurará uma consciência crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão, respeitando os princípios éticos e a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos e instituições.

Esta proposta se apresenta consoante as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Psicologia, a qual determina em seu Art. 8°

“As competências reportam-se a desempenhos e atuação requeridas do formado em Psicologia, e devem garantir ao profissional um domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida. “

Campo de atuação e mercado de trabalho

Por trabalhar diretamente com o ser humano, onde este estiver, ali caberá um profissional da Psicologia, portanto, tem lugar em praticamente todas as instituições sendo organização pública, privada ou sem fins lucrativos.

O Curso de Psicologia da Fatecie oferece formação profissional, mediante as disciplinas e estágios ofertados para as seguintes ênfases: Psicologia e processos de gestão; Psicologia e Processos Clínicos; Psicologia e Processos Educativos. O psicólogo poderá atuar nas três grandes áreas da Psicologia, a Organizacional, a Clínica e a Escolar.

Em conformidade com a resolução CNE/CES 5/2011, em seu art. 9o, “as competências, básicas, devem se apoiar nas habilidades” que serão desenvolvidas nos estudantes de Psicologia, entre elas:

I. levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos;

II. ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia;

III. utilizar o método experimental, de observação e outros métodos de investigação científica;

IV. planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;

V. analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais

VI. descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos

VII. utilizar os recursos da matemática, da estatística e da informática para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia.

A aquisição de competências e o desenvolvimento de habilidades permitirão ao egresso a capacidade de trabalhar em diferentes contextos e desempenhar suas atividades, criando e agregando valores, segundo os princípios da ética e do rigor científico para a promoção, proteção e reabilitação da saúde, em nível individual e coletivo.

Matriz Curricular

1º SEMESTRE

  • Bases Biológicas do Comportamento
  • Filosofia
  • Processos Psicológicos Básicos
  • História da Psicologia Ciência e Profissão
  • Psicologia do Desenvolvimento Infantil
  • LAV – Comunicação e Expressão

2º SEMESTRE

  • Ciências Sociais
  • Psicologia e Educação
  • Psicologia do Desenvolvimento Adolescência, Idade Adulta e Velhice
  • Análise Experimental do Comportamento
  • LAV – Metodologia da Pesquisa

3º SEMESTRE

  • Análise do Comportamento Aplicada
  • Psicologia e Saúde
  • Ética em Psicologia
  • Introdução a Pesquisa Científica em Psicologia
  • Introdução as Teorias Psicanalíticas
  • LAV – Formação Sociocultural e Ética

4º SEMESTRE

  • Psicologia Histórico-Cultural
  • Organização Social do Trabalho
  • Fundamentos da Psicologia Fenomenológica e Existencialista
  • Teorias Psicanalíticas
  • LAV – Psicologia e Direitos Humanos

5º SEMESTRE

  • Avaliação Psicológica
  • Psicopatologia
  • Saúde Coletiva
  • Introdução ao Estágio Básico
  • Psicologia Escolar
  • LAV – Psicologia Ambiental

6º SEMESTRE

  • Técnicas de Investigação da Personalidade
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho
  • Psicologia Social e Comunitária
  • Psicologia e Processos Grupais
  • LAV – Psicologia e Sexualidades
  • Estágio Básico do Núcleo Comum

7º SEMESTRE

  • Aconselhamento Psicológico
  • Psicodiagnóstico
  • Teorias e Técnicas Psicoterápicas I: Cognitivo-Comportamental
  • Ênfase A (Psicologia e Processos de Gestão) – Saúde Mental e Trabalho OUÊnfase B (Psicologia e Processos Clínicos) – Psicoterapia Infantil OU Ênfase C (Psicologia e Processos Educativos) – Dificuldades de Aprendizagem
  • LAV Disciplinas das Ênfases
  • Psicoterapia Infantil
  • Temas Atuais em Psicologia Escolar
  • Estágio Supervisionado Específico na Ênfase Escolhida

8º SEMESTRE

  • Psicofarmacologia
  • Teorias e Técnicas Psicoterápicas II: Comportamental
  • Teorias e Técnicas Psicoterápicas III: Teorias Psicanalíticas
  • Teorias e Técnicas Psicoterápicas IV: Gestalt e Existencialismo
  • Ênfase A (Psicologia e Processos de Gestão) – Orientação Profissional OU Ênfase B (Psicologia e Processos Clínicos) – Psicoterapia Breve OU Ênfase C (Psicologia e Processos Educativos) – Avaliação Psicoeducacional.
  • LAV Disciplinas das Ênfases
  • Saúde Mental e Trabalho
  • Psicoterapia breve
  • Estágio Supervisionado Específico na Ênfase Escolhida

9º SEMESTRE

  • Optativa I
  • Optativa II
  • Seminário Integrado – TCC
  • LAV – Psicologia do Esporte
  • Estágio Supervisionado Específico I – Área clínica
  • Estágio Supervisionado Específico II – Área organizacional
  • Estágio Supervisionado Específico III – Área escolar

10º SEMESTRE

  • Optativa III
  • Seminário Integrado – TCC
  • LAV – Atendimento Online
  • Estágio Supervisionado Específico I – Área clínica
  • Estágio Supervisionado Específico II – Área organizacional
  • Estágio Supervisionado Específico III – Área escolar

Fatecie,

crescendo

com VOCÊ!