Estágio

O Estágio Supervisionado Curricular é um processo de aprendizagem indispensável a um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira. Nele reside a oportunidade de assimilar a teoria e a prática, aprender as peculiaridades e conhecer a realidade do dia-a-dia da profissão que o acadêmico escolheu. As práticas educativas e o estágio curricular supervisionado historicamente encontram-se engendrados às relações sociais do trabalho evidenciadas principalmente através das dicotomias entre trabalho manual x trabalho intelectual, teoria x prática, existentes e reproduzidas no contexto da pedagogia universitária. Os estágios curriculares e as práticas de ensino não são considerados apenas um momento de aplicação de conhecimentos já adquiridos, mas um valioso espaço de aprendizagem, propiciando uma atividade de intercâmbio entre o saber acadêmico e o mundo do trabalho. Pode ser dividido em: Estágio Obrigatório; e, Estágio Não Obrigatório.

 

Estágio Obrigatório

O estágio obrigatório é o estágio que faz parte da sua grade curricular. O não cumprimento desta disciplina impossibilitará a conclusão do seu curso. São horas práticas, as quais os alunos deverão cumprir dentro de uma organização, desenvolvendo atividades correlacionadas ao curso, acordadas e consolidadas em um contrato de estágio realizado entre a empresa concedente, a instituição de ensino e o aluno, para posterior aprovação da coordenação do curso.

É de responsabilidade do aluno a obtenção do estágio e este só será válido a partir da comprovação sob forma de contrato de estágio, regulamentado dentro dos padrões da legislação – Lei Federal n.º 11.788 de 25 de setembro de 2008.

Caso o aluno não tenha realizado o estágio dentro do prazo estipulado ou mesmo dentro do campo de atuação permitido, o estudante ficará impossibilitado de concluir o curso e receber o diploma por enquadrar-se como dependente das disciplinas de Estágio Supervisionado. O Estágio Supervisionado da Unifatecie segue de acordo com o regulamento próprio que determina todos os procedimentos necessários, a serem desenvolvidos durante os cursos.

 

Estágio não Obrigatório

Estágio é a aplicação dos conhecimentos obtidos em sala de aula na vida prática, dentro de uma organização. Deve proporcionar aprendizado, visão ampliada do mercado e bagagem profissional. Por Estágio Curricular Não Obrigatório compreende-se aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória, realizado por iniciativa do aluno, em local de seu interesse, como prática pré-profissional e que, de acordo com suas peculiaridades e obedecido ao previsto no projeto pedagógico do curso e demais regras acadêmicas da Instituição de Ensino respectiva, possam ser considerados para fins de comprovação de horas de estágio ou atividades complementares, para o que deverá ser expedida pela Unidade Concedente declaração específica.

 

Documentos de Estágio Obrigatório